Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Trata-se de uma patologia que apresenta alterações na região frontal e suas conexões com o resto do cérebro responsáveis pela memória, atenção, autocontrole, organização e planejamento, onde se observa as principais características desse transtorno: falta de atenção, agitação e impulsividade.

Em geral, o TDAH começa na infância e pode persistir na vida adulta, mas pela falta de informação ou cuidado com a saúde mental, muitos adultos apresentam características e convivem com as dificuldades do transtorno sem nem cogitar tê-lo, porém os sintomas se tornam ainda mais evidentes quando a pessoa é introduzida em um novo ambiente de interação e raciocínio, e é a partir daí que as dificuldades se tornam mais evidentes.

Por isso, acompanhe abaixo algumas das principais sintomas que envolvem o TDAH:

• Dificuldade em prestar atenção;

• Não segue instruções;

• Tem dificuldade em terminar tarefas cotidianas;

• É desorganizado;

• Se distrai facilmente por estímulos externos;

• Tem dificuldade em focar em palestras ou explicações;

• Fala mais que o necessário;

• Responde perguntas antes de serem completadas;

Muitos desconhecem, mas existem 3 tipos de TDAH, mas cada um com um padrão de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade ou uma combinação dessas duas características. Por isso, veja a seguir sobre as características e sintomas de cada um dos tipos:

TDAH tipo desatento: O indivíduo possui dificuldade para manter-se focado e concentrado durante muito tempo em algo específico e pode apresentar sonolência em alguns momentos. Além disso, são facilmente distraídos por qualquer estímulo externo, erram muito por desatenção, sempre procuram evitar atividades que exigem um grande esforço mental. Também é muito comum serem desorganizados com a gestão do tempo ou organização de objetos, muitas vezes esquecem o que iam falar e não ouvem quando o chamam, podendo ser considerados desinteressados ou egoístas devido a isso.

TDAH tipo hiperativo/impulsivo: A agitação, hiperatividade, impulsividade são os traços mais marcantes. A pessoa hiperativa tende a incomodar o ambiente ao redor com busca constante por estimulação, estando sempre inquietos. Impulsividade e dificuldade em pensar antes de agir pode igualmente trazer consequências negativas, tanto para crianças quanto para adultos. Além disso, possuem dificuldade em se expressar e em alguns momentos considerados imaturos. Geralmente têm tendência a vícios: jogos, álcool, drogas e outros.

TDAH tipo combinado: A identificação desse tipo de TDAH é um pouco mais difícil já que é necessário que a pessoa apresente uma combinação dos outros dois tipos anteriores, apresentando sintomas de desatenção e hiperatividade com tendência a distração, agitação e impulsividade. A manifestação plena dos sintomas varia com a idade, mas em todos os casos, é necessário entender se esses sintomas estão interferindo no funcionamento social, acadêmico ou profissional da pessoa.

Os tipos comentados anteriormente podem se apresentar em 3 graus diferentes: sendo o leve, com poucos sintomas; o moderado com os sintomas e alguns prejuízos de graus leve e grave presentes e o grave, onde há muita expressão dos sintomas com grande prejuízo funcional, social, acadêmico e profissional.

Já o diagnóstico do TDAH é feito quando a criança apresenta mais de seis dos sintomas apresentados e em adolescentes ou adultos, cinco, pelo período de mais de seis meses. Além disso, o diagnóstico é feito com extrema cautela para entender o que é de fato o TDAH e não outros transtornos, como bipolaridade, personalidade e até o autismo ou a dislexia que, muitas vezes, possuem sintomas semelhantes.

Apesar de não ter cura, o TDAH pode ter os seus sintomas reduzidos naturalmente no período da adolescência e idade adulta, mas muitos ainda continuam apresentando os sintomas durante toda a vida.  Por isso, é necessário entender as necessidades de cada caso para um tratamento adequado e eficaz.

Realizar acompanhamento psicoterápico em conjunto com o psiquiatra é benéfico e de extrema importância para o controle dos sintomas.