Medicina do Estilo de Vida

No passado a medicina apresentava um único foco: a doença. Atualmente, essa visão já difere, pois, busca conhecimentos que facilitam o tratamento proposto com meios de promover saúde e diminuir os fatores de risco para evitar doenças.

Diante de tais evidências, há uma área em destaque na atualidade chamada Medicina do Estilo de Vida (MEV). Arquitetada em Harvard e repassada a outras grandes instituições, a MEV é ensinada há quase duas décadas e consiste em uma abordagem que associa a saúde mental e física com intuito de promover hábitos saudáveis como incentivo para melhora da qualidade de vida.

Através da reeducação para seguir hábitos mais saudáveis, a MEV busca minimizar os problemas causados pelos maus costumes. Essas mudanças proporcionadas pela Medicina do Estilo de Vida impactam em seis pilares fundamentais para uma vida saudável. São eles:

• Alimentação: Uma dieta saudável que prioriza alimentos de origem vegetal, naturais e integrais aliados com a diminuição do consumo de carne e alimentos industrializados e ultraprocessados, podendo tornar-se o tratamento e a prevenção de uma grande variedade de doenças.

• Atividade física: A prática de atividades físicas introduzidas de forma saudável e em ritmo adequado para prevenção e tratamento de doenças.

• Controle do estresse: o estresse gera tanto problemas físicos quanto mentais. Por isso, encontrar maneiras de manejá-lo é fundamental para manutenção do bem-estar.

• Higiene do sono: estimular o sono saudável, identificando e tratando o que prejudica a qualidade do sono é fundamental para manter a concentração, memória, o humor e evitar disfunções imunológicas que geram outras doenças.

• Controle do uso de substâncias (álcool e/ou drogas): diminuir o consumo dessas substâncias é fundamental para quem busca uma vida mais saudável, já que são responsáveis por diversas doenças cardiorrespiratórias.

• Manter relacionamentos e contatos sociais: criar e manter conexões sociais é fundamental para a mente e, consequentemente, o físico.