Depressão

A depressão é uma doença que atinge o organismo na totalidade. A forma de ver e sentir a realidade são alteradas, modificando as emoções, a disposição, a alimentação, sono, até mesmo como o indivíduo se sente em relação a si mesmo.

Muitas vezes confundida com ansiedade ou tristeza, a depressão é uma doença psiquiátrica que atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é que 5,8% da população seja afetada pela doença.

Os sintomas emocionais da depressão envolvem apatia, falta de motivação, dificuldade de concentração, perda ou aumento de apetite, pessimismo, indecisão e insegurança, insônia, sensação de vazio, raciocínio mais lento, irritabilidade, falta de memória, ansiedade, pensamentos suicidas e falta de vontade de fazer atividades antes prazerosas.

É dividida em três estágios: leve, moderado e grave. O nível leve pode ser controlada sem medicamentos, tratada com terapia e exercícios físicos, por exemplo. Já os níveis moderado e grave têm o auxílio de medicamentos para amenizar os sintomas da depressão, além da terapia e outras opções para melhorar a qualidade de vida do paciente. Vale lembrar que cada caso é difere do outro e o tratamento é sempre individualizado.

Os principais fatores que podem desencadear a depressão estão relacionados a sofrer abuso físico, sexual ou emocional, problemas pessoais, doenças graves, conflitos pessoais ou disputas com membros da família e amigos, bullying, pertencer a minorias, morte ou perda, eventos impactantes, abusos de substâncias e genética são características que podem aumentar as chances de desenvolver a doença.

Se não tratada efetivamente, a depressão pode progredir para algo mais grave. Por isso, busque ajuda de um profissional especializado para realizar uma avaliação para entender as causas da depressão e como tratá-la. O diagnóstico é feito com base nos sintomas, saúde emocional e física, e uma análise do histórico de vida e familiar.