Corpo cansado, mente agitada e começar o dia cansado. Se essas situações de privação de sono, falta de relaxamento, mente acelerada e agitação são constantes no seu cotidiano pode indicar a existência de algum distúrbio do sono, como a insônia, por exemplo.
A insônia é um distúrbio que prejudica a capacidade de um indivíduo adormecer ou permanecer dormindo durante toda a noite, comprometendo sua rotina, já que inicia o dia cansado, ocorrendo alteração de humor e falta de energia, além de ter o desempenho no trabalho, relacionamentos ou nos estudos, prejudicado.
Pode também ser considerado um distúrbio secundário, associado a alguma patologia ou uso indevido de medicação, entretanto as causas mais comuns incluem estresse, ansiedade, depressão, mudança no ambiente ou horário de trabalho, maus hábitos de sono, dormir em ambientes inapropriados ou desconfortáveis, uso de medicações, alimentação não saudável, idade ou sedentarismo.
Ocasionalmente, diversas pessoas podem apresentar um quadro de insônia, porém o risco é maior em pessoas do sexo feminino, grávidas, idosos, portadores de transtorno mental ou pessoas sob grande carga de estresse. Muitas vezes, uma pessoa com insônia pode levar cerca de 30 minutos ou mais para adormecer.
Caso tenha insônia, procure um especialista para determinar o que pode ser a causa do problema e saber como pode ser tratado. Na consulta será analisado seu padrão de sono e sonolência diurna, associado ao exame físico para avaliar outras causas que podem estar agregadas.