Canabidiol

Popularmente conhecida como “maconha medicinal” ou CBD, o Canabidiol é uma substância extraída da planta Cannabis, que atua no sistema nervoso central, e apresenta potencial terapêutico para o tratamento de doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas. Seu uso é controlado e prescrito por médicos.

Sua utilização é bastante segura pela ausência de efeitos psicoativos e na cognição, assim como apresenta boa tolerabilidade e segurança. Na psiquiatria e em outras especialidades o CBD tem sido muito promissor pelos efeitos antipsicóticos e ansiolíticos. Além disso, também possui benefícios e propriedades farmacológicas, como ação analgésica e imunossupressora, ação no tratamento de AVC, diabetes, náuseas, câncer e efeitos sobre os distúrbios de ansiedade, do sono e do movimento, o que a torna uma substância com um grande potencial terapêutico.

No entanto, é importante que exista uma avaliação para o uso e um acompanhamento médico, já que estes remédios são indicados nos casos em que outras formas de tratamento não estão demonstrando o resultado esperado e a sua venda é feita com apresentação de receita médica de controle especial.