A ansiedade é uma resposta do corpo vinda do sistema nervoso que age como um reflexo. É uma emoção normal que surge no enfrentamento de situações estressantes ou inesperadas, sendo um sentimento muito próximo do medo de que as coisas não saiam como planejado ou imaginado. Logo, percebe-se que ansiedade é comum e necessária para a evolução e sobrevivência, mas o que não deve ocorrer é a potencialização dos sintomas, pois tal fato influencia em sua rotina, atrapalhando a condução das atividades diárias.
Há casos que os sintomas físicos são tão intensos que podem ser confundidos com doenças cardiovasculares devido à taquicardia associado a tontura e dor física. Dessa forma, diversas pessoas acabam sendo hospitalizadas ou medicadas de forma equivocada durante as crises.
Por isso é importante compreender quais são os sinais e sintomas e buscar ajuda de profissional especializado para avaliação.
Tais sintomas são:
• Sintomas psicológicos: sensação de que algo ruim acontecerá, pensamentos descontrolados, preocupação exagerada em comparação com a realidade e inquietude dos braços e pernas;
• Sintomas físicos: dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração, respiração ofegante ou falta de ar, tremores nas mãos ou outras partes do corpo, sensação de fraqueza ou fadiga e boca seca e,
• Crises de ansiedade: reação comum aos transtornos de ansiedade e suas principais características são a irritabilidade, angústia, sensação de morte, aumento da frequência cardíaca e respiração, além de tonturas e vertigens.
Mas existem diversas categorias de distúrbios de ansiedade. As mais comuns são:
• Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): ocorre quando a ansiedade persiste por longos períodos e passa a interferir no desempenho cotidiano.
• Síndrome do pânico: ocorrem crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, mesmo sem motivo aparente ou sinais de perigo iminente.
• Fobia social: caracterizado por um grande desconforto e pavor com situações sociais como ambientes novos, desconhecidos e cheios de pessoas estranhas, encontros sociais, falar em público, entre outros.
• Transtorno obsessivo compulsivo (TOC): suas principais características são a presença de crises recorrentes de pensamentos obsessivos, intrusivos e em alguns casos comportamentos compulsivos e repetitivos.
• Transtorno de estresse pós-traumático: caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais.
A grande parte dos pacientes diagnosticados com ansiedade começam a melhorar e realizar a retomada de atividades depois de algumas semanas de tratamento. Devido a isso, é fundamental procurar ajuda especializada. O diagnóstico precoce e preciso da ansiedade, com tratamento eficaz e acompanhamento são imprescindíveis para obter melhores resultados e menores prejuízos na qualidade de vida.