Gestantes

A gestação é um período de mudanças físicas, emocionais e sociais na mulher. Essas alterações hormonais favorecem o surgimento ou agravamento de quadros psiquiátricos, principalmente transtornos depressivos e ansiosos. E apesar da importância inegável do momento, são poucas as mulheres realmente preparadas para esta fase de suas vidas, em que ocorrem tantas transformações, requerendo uma estrutura psicológica que nem todas possuem.

O fato de haver mudanças significativas, somado ao despreparo para a realidade e a oscilações hormonais, pode levar as gestantes a complicações na saúde mental. Os gatilhos são muitos, podendo ser físicos ou psicológicos, e quando não tratados da forma adequada, evoluem para transtornos mentais.

Outro fator a ser considerado é: se a mulher já tem algum diagnóstico de doença mental, deve consultar o especialista para avaliar qual tratamento será mais adequado. Há medicamentos eficientes que podem ser usados por gestantes, desde que prescritos por profissionais experientes e acompanhem o caso de perto, avaliando riscos e benefícios para mãe e bebê.

O tratamento psiquiátrico em mulheres grávidas ou que estão planejando, requer avaliação cuidadosa. Mulheres que já estão em tratamento devem planejar a gravidez com seu psiquiatra e obstetra. Em casos específicos, apenas a psicoterapia deve ser considerada como uma opção de tratamento.